terça-feira, 9 de abril de 2013

Revisão para a prova

- CONTEUDO (o que cairá na prova)

Impressionismo

Pós-impressionismo
Simbolismo
Vanguardas: Fauvismo e Expressionismo alemão

IMPRESSIONISMO
Luz e movimento
Pintura rápida
Figuras sem contorno
Abuso da cores
Cores puras
Sentimento
Sem perspectiva e sem equilíbrio

Claude Monet (1840-1926), Almoço sob a arvore, 1865 -1866, ost,
248 x 217 cm, d'Orsay, Paris


Rosa e Azul – Renoir, 1881, ost, 119 x 74cm


 Vincent van Gogh pintando girassóis Gauguin, 1888

 Monet, Water Lilies, 1914-26, ost, 199,5 x 599 cm

 Monet, Impressão nascer do sol, 1872, 48 x 63 cm, Musée marmottan, Paris

 San Giorgio Maggiore ao anoitecer – Claude Monet

 Degas, A aula de dança, 1873 - 1876, ost, 85 x 75 cm, d'Orsay, Paris

 Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), Bal du moulin de la Galette, 1876, ost, 131 x 175 cm, d'Orsay, Paris

 Degas,  Ballet, 1876, pastel, 59 x 42 cm, d'Orsay, Paris

DegasO copo de absinto, 1875-1876, ost, 92 x 69 cm, d'Orsay, Paris
PÓS-IMPRESSIONISMO
Oposição ao impressionismo ( (preocupação com os efeitos momentâneos e fugitivos devido a superficial análise da realidade)

Novos caminhos para pintura
Cor e bidimensionalidade (valores científicos)
Os artistas pós-impressionistas eram aqueles que não representavam fielmente os preceitos do impressionismo.
VAN GOGH

 Georges Seurat (1859-91), Um domingo na Grande Jatte, 1884-86
 ost, 207,5 x 308 cm, Art Institute of Chicago

 Cézanne, Os jogadores de cartas, 1880-1895, ost, 47, 5 x 57 cm, d'Orsay, Paris

 Cézanne, Monte Sainte- Victoire, 1902-04, ost, 73 x 92 cm, PMA

 Van Gogh, O doutor Paul Gachet, 1890, ost, 68 x 57 cm d'Orsay, Paris

                Paul Cézanne (1839-1906), Ponte de Maincy, 1879, 58,5 x 72,5 cm, d'Orsay, Paris  

 Van Gogh, Noite estrelada, 1889, ost, 73 x 92 cm, MoMA, NY

Van Gogh, A igreja d'Auvers-sur-Oise, 1890, ost, 94 x 74,5 cm, d'Orsay, Paris

SIMBOLISMO

Superação da pura visualidade impressionista, mas em sentido espiritualista (e não científico).

Forte ligação com a literatura (suporte nas poéticas literárias contemporâneas )
Trazer à realidade, tornar presente e visível algo que se supõe pertencer apenas ao espírito. Tornar visível o invisível.
Representação/ Revelação de um mundo da fantasia, da imaginação.
Pintura como instrumento de pesquisa da mente humana.

Redon, Orfeu, c. 1903-1910, Pastel, 69 x 57 cm,
Cleveland Museum of Art, Ohio  

 Gustave Moreau (1826-98), Galateia, c. 1880, osm, 85,5 x 66 cm,
d'Orsay, Paris

Odilon Redon (1840-1916) A carruagen de Apolo,
1905 e 1914, pastel, 91,5 x 77 cm, d'Orsay, Paris

As transformações artísticas na virada do século XIX - XX: 
Primeiras rupturas : realismo, impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo.
Rupturas radicais: fauvismo, expressionismo alemão, futurismo, cubismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo, dadá e surrealismo.

      "É comum associar o moderno na arte com um colapso do decoro tradicional na cultura ocidental, que previamente conectava a aparência das obras de arte à aparência do mundo natural. Os sintomas típicos desse colapso são a tendência de as formas, cores e materiais da arte ganharem vida própria, produzindo combinações inusitadas, oferecendo versões distorcidas ou exageradas das aparências da natureza e, em alguns casos, perdendo todo o contato óbvio com os objetos comuns de nossa experiência visual” (Harrison, 2000:09).

FAUVISMO
• Uso de cores intensas e fortes (muitas vezes sem definição de linhas) para criar as formas. As cores (puras) eram agora o motivo de experimentação dos artistas que queriam transportar as sensações para a tela com o máximo de explosão e brutalidade. A pintura tornou-se para os fovistas, uma maneira de desencadear na tela a violência das próprias emoções.
Liberação das mesmas de seu uso tradicional, rompendo com a referência direta à aparência real
 dos objetos. 

 Matisse, Música, 1910, Hermitage

Matisse, Dança, 1909 -10, Hermitage 

 André Derain, Ponte em Charing Cross, 1906

 Matisse, Retrato de Madame Matisse, 1906

 Vlaminck, O rio Sena em Chatou, 1906, ost, 82,6 x 101,9 cm, Metropolitan Museum

                        Vlaminck, Nas margens do Sena, 1906, ost, 38 x 47 cm, Metropolitan 

 Vlaminck, André Derain, 1906, osc, 26,4 x 21 cm, Metropolitan

Derain, Londres, Ponte em Southwark, 1905-06, ost, 81 x 100 cm, col part

EXPRESSIONISMO ALEMÃO

Die Brücke
Uso das cores berrantes e formas violentamente distorcidas para expressar fortes sentimentos a respeito do sofrimento humano, da pobreza, violência e paixão. Evitavam qualquer detalhe que sugerisse beleza e chocavam o burguês em sua complacência real e imaginada.
Der Blaue Reiter:
Experimentação da cor para despertar a emoção independentemente do tema.
Dá o primeiro passo para o abandono de toda e qualquer referência à realidade reconhecível, em outras palavras, a arte abstrata ou não-figurativa.
IMPORTANTE: a admissão da personalidade do artista como fator determinante do caráter de uma obra de arte (o individualismo moderno).

                                        Emil Nolde, Mar de outono XI, 1910, ost, 73 x 88 cm

 Emil Nolde, Jardim de Flores, 1908, ost, 65,5 x 83 cm, Kunstmuseum Düsseldorf



















Emil Nolde, Galanteador encontra Garota, 1919 


 Ernst Ludwig Kirchner, Marcella, 1909-10

 Heckel, Casas Vermelhas, 1908, ost, 65,5 x 79, 5 cm,
Kunsthalle der Stadt Bielefeld

 Schmidt-Rottluff, Casas à noite, 1912, ost, 94 x 86 cm, MoMA, NY

 Ernst Ludwig Kirchner, Cabeça de Homem Doente, Auto-retrato
1918, xilogravura, Staedel-Museum

 Schmidt-RottluffCabeça de Homem, 1917, madeira, 
34 x 13 x 16,5 cm, Tate, Londres

 Kandinsky, Igreja em Murnau, 1909, osc, 49 x 70 cm, MoMA, NY

 Franz Marc, Paisagem com cavalo, 1910, ost, 85 x 112 cm, Museum Folkwang, Essen

KandinskyComposição IV, 1911
ost, 159 x 250 cm, Kunstsammlung NW, Dusseldorf  

 Kandinsky, Composição VI, 1913, ost, 195 x 300 cm, Hermitage

KleeRua principal e ruas laterais 1929
ost, 83 x 67 cm, Wallraf-Richartz Museum, Colônia

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