•Impressionismo
•Pós-impressionismo
•Simbolismo
•Vanguardas: Fauvismo e Expressionismo alemão
IMPRESSIONISMO
•Luz
e movimento
•Pintura
rápida
•Figuras
sem contorno
•Abuso
da cores
•Cores
puras
•Sentimento
•Sem
perspectiva e sem equilíbrio
Claude Monet (1840-1926), Almoço sob a arvore, 1865 -1866, ost,
248 x 217 cm, d'Orsay, Paris
Rosa e Azul – Renoir, 1881, ost, 119 x 74cm
Vincent van Gogh pintando girassóis – Gauguin, 1888
Monet, Water Lilies, 1914-26, ost, 199,5 x 599 cm
Monet, Impressão nascer do sol,
1872, 48 x 63 cm, Musée marmottan, Paris
San Giorgio Maggiore ao anoitecer – Claude Monet
Degas, A aula de dança, 1873 - 1876, ost, 85 x 75 cm, d'Orsay, Paris
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), Bal du moulin de la Galette, 1876, ost, 131 x 175 cm, d'Orsay, Paris
Degas, Ballet, 1876, pastel, 59 x 42 cm, d'Orsay, Paris
Degas, O copo de absinto, 1875-1876, ost, 92 x 69 cm, d'Orsay, Paris
PÓS-IMPRESSIONISMO
•Oposição
ao impressionismo ( (preocupação
com os efeitos momentâneos e fugitivos devido a
superficial análise da realidade)
•Novos
caminhos para pintura
•Cor
e bidimensionalidade (valores
científicos)
•Os
artistas pós-impressionistas eram
aqueles que não representavam fielmente os preceitos do impressionismo.
•VAN
GOGH
Georges Seurat (1859-91), Um domingo na Grande Jatte, 1884-86
ost, 207,5 x 308 cm, Art Institute of Chicago
Cézanne, Os jogadores de cartas,
1880-1895, ost, 47, 5 x 57 cm, d'Orsay, Paris
Cézanne, Monte Sainte- Victoire,
1902-04, ost, 73 x 92 cm, PMA
Van Gogh, O doutor Paul Gachet, 1890, ost, 68 x 57 cm d'Orsay, Paris
Paul Cézanne (1839-1906), Ponte de Maincy, 1879, 58,5 x 72,5 cm, d'Orsay, Paris
Van Gogh, Noite
estrelada, 1889, ost, 73 x 92 cm, MoMA,
NY
Van Gogh, A igreja d'Auvers-sur-Oise, 1890, ost, 94 x 74,5 cm, d'Orsay, Paris
SIMBOLISMO
•Superação da pura visualidade impressionista, mas em sentido espiritualista (e não científico).
•Forte ligação com a literatura (suporte nas poéticas literárias
contemporâneas )
•Trazer à
realidade, tornar presente e visível algo que se supõe pertencer apenas ao
espírito. Tornar visível o invisível.
•Representação/ Revelação de um mundo da fantasia, da imaginação.
• Pintura
como instrumento de pesquisa da mente humana.
Redon, Orfeu, c. 1903-1910, Pastel, 69 x 57 cm,
Cleveland Museum of Art, Ohio
Gustave Moreau
(1826-98), Galateia, c. 1880, osm, 85,5 x 66 cm,
d'Orsay, Paris
Odilon Redon (1840-1916) A carruagen de Apolo,
1905 e 1914, pastel, 91,5 x 77 cm, d'Orsay, Paris
As
transformações artísticas na virada do século XIX - XX:
•Primeiras rupturas :
realismo, impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo.
•Rupturas radicais: fauvismo, expressionismo
alemão, futurismo, cubismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo, dadá e surrealismo.
"É comum associar
o moderno na arte com um colapso do decoro tradicional na cultura ocidental,
que previamente conectava a aparência das obras de arte à aparência do mundo
natural. Os sintomas típicos desse colapso são a tendência de as formas, cores
e materiais da arte ganharem vida própria, produzindo combinações inusitadas,
oferecendo versões distorcidas ou exageradas das aparências da natureza e, em
alguns casos, perdendo todo o contato óbvio com os objetos comuns de nossa
experiência visual” (Harrison,
2000:09).
FAUVISMO
• Uso de cores intensas e fortes (muitas vezes sem definição de
linhas) para criar as formas. As cores (puras) eram agora o motivo de
experimentação dos artistas que queriam transportar as sensações para a tela
com o máximo de explosão e brutalidade. A pintura tornou-se para os fovistas, uma maneira de
desencadear na tela a violência das próprias emoções.
• Liberação das mesmas de seu uso tradicional, rompendo com a
referência direta à aparência real
dos objetos.
Matisse, Música, 1910, Hermitage
Matisse, Dança, 1909 -10, Hermitage
André Derain, Ponte
em Charing Cross, 1906
Matisse, Retrato de Madame Matisse, 1906
Vlaminck, O rio Sena em Chatou, 1906, ost, 82,6 x 101,9 cm, Metropolitan Museum
Vlaminck, André Derain,
1906, osc, 26,4 x 21 cm, Metropolitan
Derain, Londres, Ponte
em Southwark, 1905-06, ost, 81 x 100 cm, col part
EXPRESSIONISMO ALEMÃO
•Die Brücke
Uso das cores berrantes e
formas violentamente distorcidas para expressar fortes sentimentos a respeito
do sofrimento humano, da pobreza, violência e paixão. Evitavam qualquer detalhe
que sugerisse beleza e chocavam o burguês em sua complacência real e imaginada.
•Der Blaue Reiter:
Experimentação da cor
para despertar a emoção independentemente do tema.
Dá o primeiro passo para o abandono de toda e qualquer
referência à realidade reconhecível, em outras palavras, a arte abstrata ou
não-figurativa.
•IMPORTANTE: a admissão da personalidade do artista como fator
determinante do caráter de uma obra de arte (o individualismo moderno).
Emil Nolde, Jardim
de Flores, 1908, ost, 65,5 x 83 cm, Kunstmuseum Düsseldorf
Emil Nolde, Galanteador encontra Garota, 1919
Ernst Ludwig Kirchner, Marcella, 1909-10
Heckel, Casas Vermelhas, 1908, ost, 65,5 x 79, 5 cm,
Kunsthalle der Stadt Bielefeld
Schmidt-Rottluff, Casas à noite, 1912, ost, 94 x 86 cm, MoMA, NY
Ernst Ludwig Kirchner, Cabeça de Homem Doente, Auto-retrato,
1918, xilogravura, Staedel-Museum
Schmidt-Rottluff, Cabeça de Homem, 1917, madeira,
34 x 13 x 16,5 cm, Tate, Londres
Kandinsky, Igreja em Murnau, 1909, osc, 49 x 70 cm, MoMA, NY
Franz Marc, Paisagem com cavalo,
1910, ost, 85 x 112 cm, Museum Folkwang, Essen
Kandinsky
, Composição IV, 1911
ost, 159 x 250 cm, Kunstsammlung
NW, Dusseldorf
Kandinsky, Composição VI,
1913, ost, 195 x 300 cm, Hermitage
Klee
, Rua principal e ruas laterais 1929
ost, 83 x 67 cm, Wallraf-Richartz Museum,
Colônia
nossa professora site bem legau em ;)
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